Canavieiras reforma e implanta novos equipamentos turÃsticos
Com a chegada do verão, estação que atrai o maior número de turistas para Canavieiras, a Prefeitura acelera a execução de obras de reforma e implantação de equipamentos turísticos públicos. O objetivo é tornar Canavieiras um destino turístico permanente e perene, com atrações e equipamentos capazes de atrair um maior número de visitantes nos diversos segmentos econômicos e sociais.
Explica o prefeito Almir Melo, que como a praia tem sido ao longo dos anos um dos locais preferidos dos turistas, a Urbanização da Praia da Costa já atingiu cerca de 60% do projeto, modificando a paisagem do local. Somente no lado Norte da Ilha da Atalaia já foram implantadas a academia ao ar livre e o parque infantil, totalmente construídos com madeira de eucaliptos tratados.
A escolha do eucalipto, segundo o prefeito, foi uma decisão técnica, no sentido de preservar o meio ambiente, especialmente espécies oriundas da Mata Atlântica. Outra motivação é a econômica, pois a madeira não sofrerá os efeitos da maresia, já que está em frente ao mar, além do efeito harmônico com a paisagem da Ilha da Atalaia, onde predomina o verde da vegetação.
Tanto a academia ao ar livre como o parque infantil estão implantados na praça dos Caxandós – vegetação nativa da família Arecacea/Palmae, cujo nome científico é Allagoptera arenaria. Atualmente, o local – que também possui pista de jogging – foi transformado num point dos praticantes de exercícios físicos e lazer para famílias (crianças e adolescentes).
Agora, a urbanização da Praia da Costa – lado norte – ganhará iluminação pública com lâmpadas de led, completando a primeira etapa da obra. Também será concluído o restante da pavimentação em bloquetes até as proximidades do antigo Camping Clube, com passeios, meio-fio, ciclofaixa e pista de jogging.
No Parque Recreativo Ecológico Luiz Eduardo Magalhães, estão em andamento as obras da Passarela do Robalo e do Caminho da Fé. Esses novos equipamentos turísticos contemplam o meio ambiente, o esporte e o sentimento religioso ecumênico. O Parque Recreativo será ligado com ruas, passarelas e a Ponte do Robalo com o Sítio Histórico, num passeio bastante agradável.
O Caminho da Fé, segundo destaca o prefeito Almir Melo, será o único equipamento turístico com apelo religioso num raio de 450 quilômetros, e reproduzirá a Via Sacra, caminho feito por Jesus Cristo do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. O projeto, com suas 14 estações, foi concebido pelo conceituado artista plástico Félix Sampaio, que possui obras expostas em vários países.
Píer Municipal – Na praça do final da rua Ruy Barbosa, num local conhecido como “My Lamy” a Prefeitura está implantado um novo Píer Municipal, onde serão atracadas as embarcações de pesca esportiva, de lazer e as lanchas que fazem os passeios pelos canais dos mangues. Com o novo píer, o atual porto dará lugar a uma grande marina, com capacidade de abrigar lanchas de até 80 pés.
No Píer do My Lamy está sendo construída uma “ponte” com cerca de 15 metros, que permitirá o acesso a dois píers flutuantes medindo 2,5 metros de largura por 10 metros de cumprimento. A praça em frente ao píer também está recebendo melhoramentos em toda sua estrutura, com poda de árvores e urbanização, além de consertos no pavimento.
Toda a infraestrutura que está sendo montada atende às solicitações feitas pelos esportistas e o Yacht Clube da Bahia, organizadora do “Campeonato de Pesca do Marlim”, que será realizado no período de 12 a 14 de novembro. Canavieiras foi a única cidade brasileira a figurar entre os 10 melhores destinos de pesca oceânica/esportiva do mundo, classificados pela publicação internacional Billfish Report, uma das mais conceituadas do setor. O litoral de Canavieiras – banco Royal Charlotte – é considerado o melhor ponto de pesca da Bahia.
Para compor o cenário do Sítio Histórico, o próximo local a ser reformado é a Ponte do Lloyd, conhecido point da juventude, artistas, intelectuais e boêmios. A ponte é considerada o melhor lugar para a contemplação do por do sol, salto livre e ornamental no Rio Pardo e apresentações musicais e poéticas.